• Menu
  • Menu

Wangiri é o nome de nova fraude aplicada pelo celular

Desde que a utilização de celulares de popularizou, nasceu com a tecnologia uma tendência não tão vantajosa para seus usuários: a fraude pelo telefone. Centenas delas já foram criadas e desapareceram a partir do momento que as pessoas tomaram consciência de que estavam sendo enganadas. Um novo esquema, contudo, tem sido aplicado em vários países pela Europa e, por essa razão, é bom ficar atento.

De acordo com o jornal Malta Today, o esquema é aplicado ao registrar ligações perdidas em celulares. Contando com o pressuposto que o dono do aparelho irá retornar a ligação, ao discar o número “perdido” o usuário pode, na verdade, estar perdendo é dinheiro. O esquema de “um toque” é nomeado agora como Wangiri, que em japonês significa “um e cortar”. A boa notícia é que a fraude pode ser identificada facilmente.

Os números perdidos costumam ter o prefixo de países como Libéria, Belize, Marrocos, República Dominicana, Letônia e Jamaica. Se você não possui nenhuma conexão com algum desses países, este, por si só, já é um bom motivo para desconfiar. Outro detalhe importante é que o número sempre desliga depois do primeiro toque. Se você receber uma ligação parecida com a descrita, recomenda-se não retornar ao número perdido. Dessa forma, você evita ser enganado ou até mesmo roubado.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.