• Menu
  • Menu

Entrada gratuita em 10 museus pelo mundo

Como uma eficiente maneira de incentivar turistas a valorizarem a história de cada país e promover o acesso de mais pessoas a atrações culturais, muitos lugares oferecem entrada gratuita a museus prestigiados e muitas vezes disputados. O ticket free, contudo, costuma ser restrito a determinada parte do mês, geralmente a primeira semana. Na Irlanda, por exemplo, as principais atrações possuem entrada gratuita na primeira quarta-feira de cada mês. Outros países também adotam a prática e a Revista Viagem elaborou uma lista com os principais deles. Confira algumas das atrações disponíveis e os possíveis dias de visitação. Se você está de passagem por um desses lugares vale a pena conferir.

  • Palácio de Versalhes, França: é possível conhecer o imponente palácio francês e seus glamourosos jardins gratuitamente sempre no primeiro domingo de cada mês.
  • Museu do Louvre, Paris, França: o edifício-monumento que dispensa apresentações permite entradas gratuitas no primeiro domingo do mês, mas só de outubro a março.
  • Coliseu, Roma, Itália: um dos maiores museus a céu aberto do mundo tem entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês.
  • Museu do Prado, Madri, Espanha: a coleção do Prado reúne a nata da pintura espanhola, com obras de artistas como Velázquez, Goya e El Greco. A entrada é grátis de segunda a sábado, das 18h às 20h, e domingo, das 17h às 19h.
  • Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia: na parte mais ocidental da Rússia, o palácio abriga uma das maiores coleções de artes do mundo, que pode ser contemplada gratuitamente na primeira quinta-feira de cada mês.
  • National Gallery, Londres, Inglaterra: o museu expõe obras relevantes dos séculos 13 ao 20, com trabalhos de renascentistas, impressionistas e modernistas importantes. E o melhor de tudo: a entrada é gratuita diariamente.
  • Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa, Portugal: construído entre os séculos 16 e 17 com dinheiro das grandes navegações, o conjunto monástico possui notável arquitetura onde descansam os restos mortais de Fernando Pessoa, Luís Vaz da Gama e Vasco da Gama. A entrada é gratuita no primeiro domingo do mês.
  • Parque Vigeland, Oslo, Noruega: o parque com paisagismo impecável e 212 esculturas em bronze e granito possui entrada gratuita todos os dias.
  • Moma, Nova York, Estados Unidos: o mais famoso museu de Nova York exibe grandes nomes e obras da arte moderna mundial, passando por trabalhos de Rodin, Cézanne, Gauguin, van Gogh, Picasso, Mondrian, Kandinsky e Malevich. A entrada é gratuita às sextas das 16h às 20h.
  • Museu de História Natural, Nova York, Estados Unidos: o museu que ficou conhecido mundialmente por ganhar vida nas telas do cinema adota um sistema de “pague o quanto quiser”. O preço sugerido é US$ 22, mas a pessoa pode contribuir com o valor que puder ou achar satisfatório.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.