• Menu
  • Menu

Conheça cinco tradições de Saint Patrick’s Day

O dia mais emblemático do ano para os irlandeses está chegando perto e, para não ficar de fora das comemorações, a Enjoy preparou uma lista com as principais tradições relacionadas ao Saint Patrick’s Day. A data, celebrada no dia 17 de março, foi criada em homenagem ao padroeiro da Irlanda, Saint Patrick, e algumas tradições têm relação direta com a figura que deu origem ao feriado mais adorado da Irlanda.

  • Trevos: a lenda conta que St. Patrick costumava utilizar o trevo para explicar a Santa Trindade durante suas pregações pela Irlanda, contudo, segundo historiadores, não há nenhuma evidência de que o trevo foi realmente usado pelo padroeiro. A incorporação do trevo às comemorações remete ao século 17, quando as pessoas começaram a usar trevo em seus casacos e desenhavam o símbolo nos copos de uísque, antes de bebê-los.
  • Leprechauns: a figura reconhecida por muitos como um pequeno homenzinho verde vem do folclore irlandês. A primeira menção ao Leprechaun remete ao século 8, derivando da palavra “luchorpán”, que significa “pequeno menino”. Na época, o termo era usado para descrever espíritos da água. A figura folclórica também aparece no conto irlandês “Cluricaune”, que conta a história de um esperto espírito que assombrava celeiros e tinha o hábito de beber, fumar e fazer brincadeiras.
  • Guinness: não há nada mais tradicional que uma pint gelada de Guinness, no dia de St. Patrick. De acordo com dados divulgados pela própria fabricante, em um dia típico, americanos bebem aproximadamente 600 mil pints da cerveja irlandesa. No dia de St. Patrick, contudo, aproximadamente 3 milhões de pints são consumidas somente na América.
  • Carne enlatada e repolho: o clássico prato de St. Patrick é mais americano que irlandês. No século 19, os imigrantes irlandeses eram em sua grande maioria pobres e a carne mais acessível no mercado era enlatada. Já o repolho é um vegetal típico da primavera e barato. Tornou-se uma tradição pelo hábito de consumo.
  • Desfiles: o St. Patrick’s Day começou na Irlanda como um dia religioso, mas tornou-se uma grande celebração depois da imigração dos irlandeses à América. Nos Estados Unidos, o dia era celebrado com banquetes de elite e o primeiro desfile de St. Patrick aconteceu em Nova York, no ano de 1762.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.