• Menu
  • Menu

Você sabia que o Halloween é uma tradição irlandesa?

O mundo moderno pode ter crescido vendo o Halloween como “o dia das bruxas”, uma tradição muito incentivada pelos Estados Unidos, uma noite em que crianças saem de casa fantasiados para pedir doces com a frase “gostosuras ou travessuras” nas casas dos vizinhos, enquanto adolescentes inconsequentes vandalizam lugares com rolos de papel higiênico. Se você alguma vez tiver a oportunidade de passar o Halloween na Irlanda, não perca. Trata-se de uma tradição irlandesa. E bem diferente em suas origens.

A data vem de uma cultura de mais de mil anos de idade que remete aos celtas, habitantes da ilha, que se reuniam na noite de 31 de outubro por três objetivos. Primeiro, para comemorar o fim da colheita, quando toda a produção havia sido guardada e pronta para servir de mantimento durante o inverno. Segundo, para marcar o início do tempo de escolha sobre qual gado seria abatido e qual seguiria sendo criado.

halloween

E, por fim, tratava-se da última noite do calendário, a noite em que o espíritos dos mortos no último ano finalmente seguiriam seu caminho. Por isso, essa transição permitia também que todo tipo de força sobrenatural vagasse pela terra: fadas (que, para os celtas, eram apenas espíritos, nada a ver com que vemos nas animações e contos-de-fada) e até espíritos malignos.

Assim, os celtas tinham como forma de se proteger usar máscaras com imagens de demônios para assustar e confundir os espíritos e acender grandes fogueiras, que ficariam visíveis a noite toda pela ilha. Para seus ancestrais, costumavam deixar comida na porta de suas casas, uma cortesia para os espíritos antigos.

halloween2

Deu pra fazer relação com o ritual atual? A situação começou a mudar com a cristianização da ilha, fazendo com que o “Dia das Bruxas”, de festejo pagão, ganhasse cunho religioso, influenciado também pelo festival da colheita, uma tradição romana.

De qualquer maneira, os irlandeses absolutamente adoram o Halloween: costumam enfeitar suas casas e ruas, enviam suas crianças para a escola fantasiadas e, pelos pubs, pode-se ver desde clientes a staff usando todo tipo de fantasia. Há, claro, muitas festas excelentes com essa temática, além de desfiles de rua nas principais cidades do país. Vale a pena aproveitar.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.