• Menu
  • Menu

União Europeia acaba com roaming de celulares

Se você está na Europa e possui um chip de celular de alguma operadora europeia, saiba que desde 15 de junho não há mais taxas para utilizá-lo em qualquer país membro da União Europeia – incluindo aí o Reino Unido, uma vez que as tratativas do Brexit ainda não foram encerradas. Isso porque o bloco econômico acabou com as cobranças de roaming, uma grande notícia para brasileiros, intercambistas e imigrantes.

Roaming é a taxa – normalmente exorbitante – cobrada de usuários de telefonia móvel para usar pacote de dados, fazer ligações e enviar mensagens quando estão em um país estrangeiro. É uma espécie de taxa que você paga por fazer sua operadora se conectar à rede de outra operadora, da localidade onde você se encontra, e “emprestá-la” para seu uso.

O fim do Roaming nos países membros da União Europeia é um plano antigo, que foi colocado em prática de forma gradual, com a diminuição das taxas período após período. Agora, elas oficialmente não existem mais. Alguns países, já de olho na transição, já haviam decretado o fim das mesmas inclusive.

O efeito prático é excelente para viajantes, intercambistas e mochileiros, que quando deixarem o país-base poderão usar o telefone normalmente. Isso significa que, por exemplo, se você está na Irlanda e passa por cinco países em um mochilão, poderá utilizar seu pacote de dados contrato em todos eles sem pagar a mais por isso. Além da comodidade, é um acréscimo na segurança.

“Roam like home” é a frase de efeito utilizada pelos jornais europeus. Agora, é só aproveitar.  Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.