• Menu
  • Menu

Série no Netflix mostra momento histórico irlandês

Em tempos de Brexit e ainda em comemoração ao centenário do Easter Rising irlandês, há uma série no Netflix que pode ajudar você a entender melhor como essa nação se formou, após o rompimento com o governo britânico, seguido por uma guerra de independência e, ainda, uma guerra civil. Trata-se da série Rebellion, produzida pelo canal irlandês RTE e agora disponível para streaming no aplicativo.

A série dramatiza a vida de famílias que acabaram divididas entre o apoio ao governo britânico e aos rebeldes, que queriam a libertação irlandesa junto ao Reino Unido em 1916. O levante foi programado de forma secreta e levado a cabo no feriado da Páscoa. De forma resumida, a tentativa foi frustrada, a maior parte dos líderes foi sumariamente executada e o governo britânico impôs sanções que, mais tarde, levariam a um grande ressentimento por parte da população na Irlanda.

Por ter sido produzida em um período em que informações sobre o Levante são divulgadas e reestudadas semanalmente no país, gerou uma série de críticas na Irlanda por não ser muito acurada historicamente. Trata-se de um drama, que escolhe personagens fictícios em detrimento dos verdadeiros protagonistas – uma decisão considerada acertada, sob o risco de gerar grande polêmica ao retratar pessoas que são consideradas heróis nacionais.

De qualquer maneira, em Rebellion você vai ter um gosto do que era Dublin em 1916, a sociedade em que se criou o ambiente para desafiar o poderoso Reino Unido e vai até ouvir um pouco do irlandês (ou gaélico), língua original da ilha e que é falada fluentemente em alguns momentos.

Eis o trailer (sem legendas)

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.