• Menu
  • Menu

Ranking online elenca melhores universidades do mundo

Qual é a importância de uma universidade estar presente online? Em um mundo cada vez mais globalizado, cresce a necessidade de as instituições estarem conectadas na rede mundial de computadores. Baseando-se nisso e propondo uma abordagem um pouco mais ampla no ranqueamento de instituições de ensino, o Cybermetrics Lab lançou mais uma atualização do Webometrics Ranking of The World Universities.

Trata-se de um ranking que elenca as melhores universidades do mundo baseando-se em sua presença online. Enquanto que outros ranqueamentos são feitos por pesquisa e publicações, o Webometrics tem como critérios o número de páginas que a universidade reúne, o número de citações feitas por autores acadêmicos na rede, número de publicações (em 26 disciplinas mais citadas na rede) e a quantidade de referências externas.

Ou seja, quanto mais presente, citada por autores e com mais trabalhos públicados for uma universidade, melhor ela aparece no ranking. A Cybermetrics defende essa como uma abordagem mais ampla diante da globalização – inicialmente, o ranking era feito para estimular a publicação de pesquisas e trabalhos no ambiente online.

Com esses critérios, os Estados Unidos são o país com mais representantes: 67 universidades no top 100, sendo nove entre as dez melhores. A primeira colocada é Harvard. A única não-norte-americana no top 10 é a University of Oxford, no Reino Unido. O top 100 ainda tem 16 europeias (7 são britânicas), sete asiáticas, duas da Oceania e duas da América Latina – uma do Brasil, a USP, com a 63ª colocação.

Para acessar a lista completa, clique aqui.

Veja o top 10 de universidades. 

1. Harvard University (EUA)
2. Stanford University (EUA)
3. Massachusetts Instituto of Technology (EUA)
4. University of California Berkeley (EUA)
5. University of Michigan (EUA)
6. University of Washington (EUA)
7. Cornell University (EUA)
8. University of Oxford (REINO UNIDO)
9. Columbia University New York (EUA)
10. Johns Hopkins University (EUA)

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.