• Menu
  • Menu

Quem vai pagar por água na Irlanda?

Enquanto as negociações pela formação do governo Irlandês depois das eleições de fevereiro continuam travadas, o país aguarda definições de questões muito importantes no que diz respeito ao cotidiano. Decidir se será necessário ou não pagar por água é uma das principais, algo que afeta também os milhares de brasileiros que escolhem a ilha como destino para intercâmbio. Afinal de contas, quem vai pagar por água na Irlanda?

Eventualmente, todos pagarão. A cobrança por água faz parte de um plano de redução de impactos causados pela crise financeira em 2008. Assim, criou-se a Irish Water, empresa responsável por controlar essa demanda. O objetivo é garantir a qualidade do serviço, bem como da água que chega às torneiras das casas irlandesas.

O problema é que a população, obviamente, se voltou contra mais um imposto. Dezenas de protestos foram organizados por todo o país, e é muito comum encontrar casas com a mensagem “Diga não à cobrança por água” colada na janela. O serviço já está sendo cobrado, mas muita gente simplesmente boicota, já que o governo não pode cortar a oferta de água. Muitos se recusam a se comprometer com a nova conta, ao evitar contatos com a Irish Water e não conceder a documentação necessária para registro.

O que pode acontecer agora?

Vai depender de como o governo será formado, com as possíveis coligações ainda em negociação. Basicamente, o Fine Gael, partido mais votado, quer manter a Irish Water como empresa independente e continuar com as cobranças. Já o Fianna Fail, segundo mais votado, quer dar a administração deste departamento para os governos locais, além de suspender temporariamente a cobrança.

Resta aguardar.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.