• Menu
  • Menu

Qual é o valor médio do aluguel na Irlanda?

Enquanto o governo irlandês trabalha na construção de mais moradias e em planos para conter a escassez de habitação no país, o valor do aluguel de residências se teve em alta em relação ao mesmo período do último ano. Essa é a conclusão de um relatório trimestral preparado pelo Residential Tenancies Board (RTB), organização pública que trata de questões de habitação.

Segundo a análise, compilação de dados e registros públicos, o valor médio do aluguel teve alta de 7,8% por residência em relação a um ano atrás. A média, atualmente, é de € 986 por mês. Vale ressaltar que o valor se refere ao país todo e que não há uma uniformidade entre o que se paga nas diferentes regiões irlandesas. Também influi no preço do aluguel fatores como localização, divisão de quartos e tamanho do imóvel.

Naturalmente, Dublin é a área onde o valor dos alugueis teve maior alta no país: a cada trimestre, o valor aumentou na capital irlandesa em 2,2%, enquanto que o mesmo índice foi de 1,4% no restante do país. Isso deve-se ao fato de ser a maior cidade, centro político e econômico, principal porta de entrada e saída do país, naturalmente.

Mesmo assim, Cork e Galway são condados que têm o crescimento do aluguel acima da média nacional. Habitação é uma das prioridades do governo irlandês, que criou planos para restabelecer casas e prédios abandonados, além de tirar do papel projetos para construção de casas e apartamentos que possam servir para aplacar a alta demanda atual.

Para o intercambista ou imigrante, é necessário tomar cuidado extra para evitar golpes – aluguel de imóveis que sequer existem, com pagamento de depósito adiantado – ou aglomerações excessivas, já que, em alguns casos, para lucrar mais, proprietários alugam espaço para dezenas de pessoas, que se amontoam. Com paciência e determinação, é possível conseguir uma oferta justa, pelo menos enquanto a situação não apresenta melhora real.

Para ver a pesquisa completa, clique aqui.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.