• Menu
  • Menu

Prepare-se para o Natal na Irlanda

Passar o Natal longe da família e dos amigos é uma das coisas mais doídas para quem está fazendo intercâmbio ou decidiu imigrar. Mas, se o destino escolhido foi a Irlanda, as coisas podem ficar menos tristes, mais interessantes. O irlandês leva as festividades natalinas realmente a sério, inclusive com algumas tradições muito particulares.

Ruas, lojas e pubs lotados
A ideia geral é de que a população perde a cabeça conforme 25 de dezembro se aproxima. Apesar de ser a época de pior clima – frio e muitas chuvas -, as ruas estão sempre lotadas porque o irlandês presenteia cada um de seus familiares, e é o momento do ano em que mais se gasta dinheiro. Isso significa, também, que os pubs e festas também se enchem.

Suéter de Natal
Aquilo que chamamos de suéter de Natal na Irlanda é chamado de Christmas jumper e envolve uma das tradições mais divertidas. Primeiro porque está realmente frio, então é confortável e agradável de usá-los, mesmo dentro dos pubs. Segundo porque os irlandeses, com seu senso de humor, costumam escolher os modelos mais ridículos, com renas e Papai Noel estampados em cores chamativas e até luzes de decoração acopladas. Algumas lojas como a Pennies têm modelos bem baratos. Vale a pena procurar.

natal

12 pubs de Natal
Se você é maior de idade e tem algum dinheiro sobrando, essa também vale fazer. A tradição é inspirada no filme The World’s End, um filme nonsense no qual amigos de faculdade se reencontram muitos anos mais tarde para terminar o que não conseguiram no passado: caminhar por uma milha passando pelos 12 pubs da cidade, com um pint em cada um deles. Especialmente em Cork, muita gente faz isso, numa noite de bebedeira pesada, uma vez que 12 pints corresponde a pouco mais de 6 litros de cerveja – algumas pessoas variam os pints com shots e doses de whiskey. Em Dublin, muitos bares proíbem essa prática.

Decoração de Natal
Não chega perto do que pode ser visto em locais como a Avenida Paulista, em São Paulo, mas as decorações na Irlanda também são lindas e ainda mais relevantes, já que o sol se põe bem mais cedo do que o normal, aumentando o período sem luz. Nas maiores cidades, há cerimônia para ligar a iluminação de Natal nas ruas, com direito a apresentações musicais e celebridades.

A ceia
Por fim, se você tem a sorte de conhecer uma família irlandesa ou está em home stay, aproveite: os irlandeses não poupam comida e costumam se divertir muito na noite de Natal.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.