• Menu
  • Menu
ventilação de ar

Por que não desligar a ventilação de ar do avião

Quando você viaja de avião – especialmente em voos longos, de muitas horas – é muito comum que o friozinho seja um incômodo constante. Por isso, é recomendado levar agasalho consigo, e muitas companhias oferecem até cobertores. Uma coisa que você não deve fazer, no entanto, é desligar a ventilação de ar. Ela pode te proteger.

Essa é a conclusão da revista Travel+Leisure, que explicou em artigo o porquê de a fama da ventilação de ar ser tão ruim. É muito comum que o primeiro ato das pessoas, ao tomar assento no avião, seja virar o despositivo localizado logo acima para cortar o vento e, assim, evitar o frio. Você não deve fazer isso.

A verdade, segundo recomendações médicas, é que a ventilação de ar tem a capacidade de te proteger da propagação de doenças. Isso porque o fluxo de ar no avião não obedece regras de movimento, e o ar que você respira pode vir de duas a cinco fileiras de distância. E com ele vêm todo tipo de bactéria e vírus.

Ao deixar a ventilação de ar ligado, mesmo que não na potência máxima, você cria turbulência na área ao redor de si mesmo, o que faz com que partículas circulem de perto. Isso funciona como uma proteção natural, especialmente útil porque aviões têm baixa umidade, o que faz com que a mucosa seque e deixe mais suscetível ao contágio.

Ou seja: ninguém precisa passar frio durante todo o voo, mas é bom deixar o ar ligado para ventilar bem o ambiente.

Fonte: Travel+Leisure

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.