• Menu
  • Menu

Passaportes poderão começar a ser solicitados em cartórios

Quem precisa emitir passaporte, RG ou carteira de trabalho poderá encontrar esses serviços mais perto de casa até o final deste ano. Cartórios de todo o país devem começar a atuar no processo de solicitação de tais documentos, trabalhando em parceria com órgãos estaduais e federais. Quem mais tem a ganhar é a população, que poderá enfrentar menos transtornos e filas para o encaminhamento da documentação.

A novidade passou a valer com a aprovação de mudanças na Lei de Registros Públicos, mas depende de convênios entre os cartórios e órgãos federais, estaduais e municipais para efetivamente entrar em atuação. Quando o serviço começar a ser ofertado, quem precisa emitir passaporte, mas mora em uma cidade onde não existe uma delegacia da Polícia Federal, por exemplo, poderá fazer a solicitação em um cartório, apresentando a documentação exigida. Os papéis serão encaminhados ao órgão emissor responsável e alguns dias depois a pessoa poderá buscar seu passaporte no próprio cartório local.

De acordo com a site Agência Brasil, a mudança começará de forma gradual, com alguns projetos-piloto, mas é possível que até o final deste ano os primeiros convênios já sejam firmados. Uma novidade que pode descomplicar a vida de muita gente, facilitando o acesso da comunidade a esses serviços.

[button link=”https://www.enjoyintercambio.com/orcamentos/” (target=”_blank”) (size=”medium”) (style=”outline”)]Gostou do que viu? Solicite seu orçamento[/button]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.