• Menu
  • Menu

Os nomes mais populares na Irlanda em 2015

A cultura gaélica e a língua irlandesa, única presente na ilha até a colonização por parte dos britânicos, em 1603, são muito presentes ainda hoje – em algumas partes do país, é inclusive predominante. O uso de nomês irlandeses é um dos casos em que certa confusão é criada. Como pronunciá-los? A lista de nomes mais populares de 2015 indica que a situação vai ficar mais fácil para intercambistas nos próximos anos, conforme nomes tradicionais não são mais tão usados.

Roisin, por exemplo, pronuncia-se “roixím” e costuma levar muitos estrangeiros a errar a forma como as letras são ditas. Aoife, nome muito popular para mulher, pronuncia-se “Eefa”, algo como “Eva”. Em 2015, no entanto, os nomes mais populares entre recém-nascidas foram Emily, Emma e Ava. Já para homens, são Jack, James e Daniel.

O levantamento foi feito pelo Central Statistics Office irlandês, que anunciou que o país ganhou 626 Emmas e 750 Jacks no ano passado. Os três principais nomes masculinos, aliás, estão entre os cinco preferidos dos irlandeses desde 2007. Curiosamente, George entrou no top 100 irlandês este ano, subindo 13 posições, provavelmente influenciado pelo filho do príncipe inglês, William, com Kate Middleton.

Outra curiosidade é o aumento do uso de duplos-sobrenomes, algo como O’Brian-Murphy – sobrenomes dos pais, interligados pela hífen -, uma tendência recente no país. Veja abaixo o top 10 de nomes irlandeses.

Nomes preferidos para mulher em 2015
Emily
Emma
Ava
Sophie
Amelia
Ella
Lucy
Grace Chloe
Mia
Lily

Nomes preferidos para homem em 2015
Jack
James
Daniel
Conor
Sean
Adam
Noah
Michael
Charlie
Luke

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.