• Menu
  • Menu

O pub mais antigo da Irlanda

Espalhados pelo globo e consagrados mundialmente, pubs são uma das principais atrações irlandesas. Um dos mais velhos do mundo está presenta na Ilha Esmeralda. Trata-se do Sean’s Bar, que data do Século IX (por volta do ano 900 d.C), tendo, portanto, mais de mil anos de história. É sem dúvida um dos locais que vale a pena visitar para qualquer intercambista ou turista.

Sean’s Bar está localizado em Athlone, no condado de Westmeath, região central da Irlanda, no caminho entre Dublin e Galway. O local reúne evidências arqueológicas do tempo em que funciona como pub. Durante reforma na década de 70, por exemplo, descobriu-se que as paredes do lugar eram feitas de uma espécie de pau a pique – pedaços de madeira preenchidos com barro. Arqueólogos do Museu Nacional de Dublin verificaram o local, e hoje parte dessas paredes estão em exposição.

Foram encontradas também moedas antigas que datam do período, cunhadas por nobres locais e provavelmente usadas para compra de cerveja. Outras evidências mostram que o local, que mudou de dono diversas vezes, provavelmente foi centro de descanso de peregrinos e comercializava bebidas.

Até então, o Sean’s Bar disputada com o Brazen Head, de Dublin, o título de pub mais antigo irlandês. Os dubliners tiveram de admitir a derrota, embora contem com a honra de ter o grafite mais antigo do país. No local, em funcionamento desde 1178, há uma assinatura minúscula em uma das janelas, onde se lê “John Langan halted here 7th august 1726” (John Langan parou por aqui, 7 de agosto de 1726).

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.