• Menu
  • Menu

Irmãos irlandeses brilham na Olimpíada

irmaosEis um tópico de conversa pra causar aquela boa impressão com seus professores, vizinhos ou companheiros de trabalho na Irlanda: Gary e Paul O’Donovan. Os irmãos conquistaram a medalha de prata no remo, categoria double skiff peso leve, o primeiro pódio irlandês nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e algo por si só que gera grande orgulho a qualquer irlandês. Mas tem mais.

Os irmãos chamaram a atenção pelo grande carisma e as divertidas entrevistas ao canal RTE, o official broadcaster da Olimpíada na Irlanda. Depois da semifinal, por exemplo, quando perguntados sobre seu desempenho, Gary afirmou que só o que tinham que fazer seria “fechar os olhos e forçar como um cachorro” (“pull like a dog”, em inglês). E ainda complementou: “Suponho que, neste ano em que estamos, é ótimo vencer os britânicos”. Aí eles ganharam a nação.

Isso porque 2016 marca o centenário do levante de 1916, no qual a república irlandesa foi proclamada, significando fim da submissão ao Reino Unido – a independência, efetivamente, só foi confirmada em 1921, após três anos de guerra, e efetivamente exercitada apenas em 1937. É um ano festivo e muito nacionalista para os irlandesa. E, neste ano, seus melhores atletas olímpicos eliminaram dois britânicos no Rio.

Os irmãos O’Donovan ainda divertiram os irlandeses ao afirmar que, na véspera da final, a principal coisa que fariam seria comer um bom bife. “A comida aqui é fantástica. Você pode comer bife no café da manhã, almoço e jantar. E com batatas, se você quiser”. Por conta desta entrevista, já há camisetas engraçadinhas sendo vendidas, como na imagem acima.

Detalhe importante: Gary e Paul são de Cork, o que pode ser conferido no forte sotaque, algo que o restante dos irlandeses também acha muito divertido. Nota-se isso na forma como fala steak (bife), pronunciando “shteak”, quase como um carioca. Além disso, o tom de voz pouco mais agudo que o normal e o uso indiscriminado da palavra “like”, ao final das frases e sem qualquer motivo, denunciam que eles são do “Rebel County”. Quer arriscar e tentar entender o que eles dizem? Assista o vídeo abaixo.

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.