• Menu
  • Menu

Irlanda tem festival casamenteiro em outubro

Para brasileiros, a época de buscar casamento é junho, que tem no dia 13 o Dia de Santo Antônio. Na Irlanda, a tradição manda que todos dirijam-se entre setembro e outubro para Lisdoonvarna, um vilarejo com pouco mais de 800 habitantes localizado na costa oeste, entre Galway e Limerick. É onde acontece o tradicional festival Lisdoonvarna Matchmaking Festival, o local perfeito para conseguir um par romântico.

O festival tem cerca de 200 anos e é calcado em uma longa tradição. O próximo final de semana é também o último da edição 2016, com eventos de sexta a domingo. Além do momento do “matchmaking”, os participantes também experimenta sessões de spa, dança típica irlandesa, festas e um reforçado café da manhã irlandês todas as manhãs. O evento, hoje, vai muito além da formação de casais. É a chance de conhecer uma das áreas mais adoráveis da Irlanda.

Tradição

Para entender a tradição, é preciso saber que Lisdoonvarna virou uma “spa-town” em meados do século XVIII, quando um médico de Limerick descobriu que as águas mineiras das fontes próximas tinham qualidades especiais: ricas em ferro, enxofre e magnésio, têm efeito positivo contra diversas doenças, o que fez com que pessoas se dirigissem até lá para se banhar e consumir.

Então, era comum que no final de setembro e início de outubro, a nobreza irlandesa viajasse a Lisdoonvarna e por lá confraternizasse, o que na época era uma excelente oportunidade para também arranjar casamentos, uma forma de status, estratégia e até proteção nos tempos antigos. Criou-se, então, a profissão de “Matchmaker”, casamenteiros que produziam fichas e ajudavam na busca pelas combinações perfeitas.

Hoje em dia, resta um “matchmaker” vivo, e ele ainda participa do festival. Você pode se consultar com ele e descobrir se, no final de semana, tem boas chances de encontrar o par perfeito. Se quiser saber mais informações sobre o festival, acesso o site oficial aqui.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comment