• Menu
  • Menu

Irlanda deixa de ser país mais “bonzinho”

A Irlanda não é mais o país que mais contribui para a humanidade no geral. Uma atualização do Good Country Index, lista que define os países com as melhores ações em prol de todos, tirou os irlandeses da primeira colocação, derrubando-os para o 11o lugar. Os melhores do mundo agora são os suecos, seguidos de perto por Dinamarca e Holanda.

O autor da listagem, que sai a cada dois anos, é Simon Anholt, conselheiro do governo britânico. De acordo com ele, a diferença entre os países do top dez é minúscula – da quarta à décima colocação aparecem, pela ordem, Reino Unido, Alemanha, Finlândia, Canadá, França,  Áustria e Nova Zelândia. A justificativa para a queda irlandesa é, por ser um país pequeno, estar sujeito a mudanças consideráveis.

A lista analisa 130 países levando em considerações 35 indicativos da Organização das Nações Unidas, como contribuições para a ciência, a paz mundial, o ambiente, sistema de saúde e igualdade. Para efeitos de comparação, o Brasil aparece na 43a colocação. A lista completa por ser conferida aqui.

Apesar da mudança, a Irlanda continua com seu status de bom país para visitar, estudar e viver – entre os rankings europeus, aparece com destaque em diversas questões analisadas sob a mesma ótica do Good Country Index.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.