• Menu
  • Menu

Golpe ameaça deportação de estudantes na Irlanda

O Irish Naturalisation and Imigration Service (INIS), setor do governo responsável pelas demandas de intercambistas na Irlanda, chamou a atenção na última semana para um golpe que vem sendo aplicado em estrangeiros não-europeus: pessoas têm recebido chamadas telefônicas com ameaça de deportação imediata com opção de pagamento de um valor que garantiria o adiamento do processo. Trata-se de uma fraude.

De acordo com o INIS, a pessoa se identifica como funcionária do governo e anuncia que o pedido de deportação foi feito pelo país de origem da pessoa. O golpe é bem elaborado, segundo o órgão: o número que aparece no identificador de chamadas corresponde ao número oficial, e a pessoa acaba encaminhada a acessar um site com detalhes do processo.

Se você é brasileiro, por exemplo, será informado de que um pedido de deportação imediata foi feito pelo Itamaraty e que ele pode ser adiado mediante o pagamento de uma quantia a ser depositada em uma conta corrente no Brasil.

“O INIS não contata aplicantes por telefone em relação a qualquer tipo de pagamento no exterior. O INIS, sob circunstancia alguma, requere pagamento por seus serviços por meio de ligação telefônica”, informa. Qualquer pessoa que tenha problemas com deportação será, na verdade, envolvida em um detalhado processo e será notificada por escrito pelos responsáveis.

Por isso, é bom ficar esperto sempre. Em caso de dúvidas, procure os órgãos oficiais.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comments