• Menu
  • Menu

Enjoy Experience: de Macaé para o mundo

O Luiz Eduardo Duarte Alvarenga (24 anos) acabou de desembarcar em Cork, na Irlanda, e conta um pouco de sua experiência como intercambista recém-chegado. No Brasil, ele trabalhava no setor de Recursos Humanos em uma multinacional, na cidade de Macaé (RJ), e sentiu a necessidade de aprender o idioma para crescer profissionalmente. Quer conhecer uma das motivações que impulsionam muitos intercambistas mundo afora? Sabe como essa experiência pode transformar sua vida? Confira a história de Luiz e inspire-se a também percorrer o seu sonho.


Enjoy: Como foi sua trajetória até a Irlanda?

Luiz Eduardo: Trabalhava em uma multinacional no Brasil e o inglês se tornou essencial, por isso vim buscar a fluência que preciso na Irlanda. O caminho até aqui, contudo, não foi fácil. Venho de uma família simples e nunca tive muita expectativa de um dia viajar para o exterior, porque as condições nunca foram favoráveis. Hoje, contudo, percebo que as coisas dão muito certo para quem corre atrás, para quem acorda e busca a realização de seus sonhos. Comecei a me planejar com um ano de antecedência, economizei muito e cheguei aqui na Irlanda a menos de um mês.

Enjoy: Qual objetivo você pretende alcançar a partir dessa experiência?

Luiz Eduardo: Quero aprender muito, aumentar meu vocabulário e conseguir fluência no idioma. Acredito que o fato de morar em outro país também te faz crescer muito como pessoa. A gente passa por novos desafios, aprende a ser mais humilde, conhece pessoas de diferentes países e se descobre em um novo mundo. Acho que esse é também um de meus objetivos.

Enjoy: Como é a sua rotina no intercâmbio?

Luiz Eduardo: Eu estudo na Cork English World e acho a escola fantástica. Minha primeira opção era ir pra Dublin, mas ouvi alguns conselhos e decidi vir para o interior da Irlanda. Não me arrependo nem um pouco dessa decisão, desde que cheguei as coisas tem dado certo e gosto muito da cidade.

Enjoy: Como o intercâmbio pode mudar a vida de uma pessoa?

Luiz Eduardo: Acredito que o intercâmbio provoca uma mudança desde o momento que a pessoa decide torná-lo realidade. Você cria expectativas e consegue ir além delas. Vê que é capaz de fazer o que sonha e consegue superar barreiras que nunca imaginou. O intercâmbio te ensina a lidar melhor com o ser humano, a ser uma pessoa melhor e a olhar o outro com um novo olhar.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.