• Menu
  • Menu

Economia irlandesa é a que mais cresce no mundo

Dados revelados recentemente chocaram o mundo dos economistas e trouxeram descrença sob a condição econômica e estrutural da Irlanda: de acordo com dados de 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu estrondosos 26,3%, um aumento que supera em muito o recorde até então estabelecido pela Etiópia, que aumentou a medida em 10,5% também em 2015. A Irlanda está tão bem assim? Por que, então, ninguém percebeu?

Em suma, os números são verdadeiros, mas causados pela momentânea atividade irlandesa no mercado. Com impostos baixos e sendo um dos países que têm o inglês como primeira língua na Europa, a Irlanda tem atraído diversas empresas multinacionais, que estão estabelecendo sede em seus territórios. Isso faz com que os ativos das mesmas sejam contabilizados como parte da produção local. Mesmo que a empresa seja multinacional, todo o seu valor global passa a ser considerado irlandês.

De acordo com a Bloomberg, por exemplo, em 2014, ativos avaliados em €523 bilhões foram deslocados para a Irlanda por meio da transferência de sede de algumas empresas. O dado gerou tanta crítica que autoridades políticas irlandesas demonstraram temor de que possa, na verdade, prejudicar o país, criando descrença do mercado.

De qualquer maneira, a economia irlandesa vem melhorando solidamente, o que pode ser provado pelo fato de que, no último ano, o consumo das famílias aumentou 4,5%, índice bem distante dos 26% do PIB, mas que ainda assim dá mostra de como o futuro parece ser bom no país europeu.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.