• Menu
  • Menu

Currículo excelente para pessoas com pouca experiência

Encontrar um emprego não é tarefa fácil pra ninguém e durante o intercâmbio então… O desafio parece ficar maior. Com exceção dos profissionais que embarcam para outro país com o objetivo específico de investir na carreira, a maioria dos intercambistas opta por trabalhos nos setores de hospitalidade, limpeza e alimentação, que oferecem diversas vagas para estudantes. Longe da área de formação no Brasil, contudo, muita gente tem pouca experiência na área e o currículo acaba ficando curtinho e esquecido. Algumas dicas simples podem ajudar qualquer pessoa a se destacar e chamar atenção do empregador e a plataforma Vagas pelo Mundo reuniu algumas delas.

Para começar, é importante destacar suas informações pessoais e apresentar um breve resumo profissional. Em um parágrafo sucinto, é interessante descrever seu objetivo e destacar experiências. Se você nunca trabalhou no ramo, pode colocar tarefas realizadas em outros setores de trabalho, desde que relevantes para o cargo ao qual você está se candidatando. Experiências pessoais também podem entrar nessa parte no currículo, como trabalhos voluntários e projetos locais ou em outros países.

Trabalhos temporários e de curta duração também ajudam a construir um perfil que transmita interesse e motivação. Mesmo que tenha sido uma experiência curta, uma temporada de fim de ano, por exemplo, vale a pena colocar no currículo. Nesse perfil, podem se encaixar também ações voluntárias. Se você está parado e pretende investir no futuro, porque não escolher ajudar alguém que precisa? Muitos empregadores valorizam a iniciativa e o voluntariado pode acabar abrindo as portas para o seu emprego remunerado.

Destacar a trajetória acadêmica é outro passo muito importante, valorizando não somente sua área de atuação, como também projetos e trabalhos desenvolvidos. Trabalhos escolares ou acadêmicos podem até mesmo ser o pontapé inicial para a elaboração de um portfólio que servirá para que o empregador tenha uma ideia dos resultados que pode esperar de você como profissional.

Por fim, é importante lembrar que seu o currículo estará concorrendo com muitos outros e, de alguma maneira, é preciso se destacar. Adotar um layout diferenciado e colocar uma foto de perfil no documento são dicas que podem fazer a diferença. Na hora de procurar emprego, entregar currículos pessoalmente e nas mãos de um gerente sempre que possível também pode ajudar. Dessa forma, é muito mais fácil ser lembrado e quem sabe na hora mesmo você acaba conseguindo agendar um teste. Durante esse processo, que não é fácil para ninguém, é imprescindível não se deixar abater e seguir sempre em frente. Mais cedo ou mais tarde, a oportunidade aparece para quem vai de encontro a ela.

[button link=”https://www.enjoyintercambio.com/orcamentos/” (target=”_blank”) (size=”medium”) (style=”outline”)]Gostou do que viu? Solicite seu orçamento[/button]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.