• Menu
  • Menu
plymouth

Curiosidades sobre Plymouth e Portsmouth

Localizadas na Inglaterra, banhadas pelo Canal da Mancha e de frente para terras francesas, Plymouth e Portsmouth são cidades localizadas a 250 km uma das outras, mas com um importante ponto em comum: o ambiente fresco e característico do sul do Reino Unido. Nelas, você encontra algo diferente em relação à capital Londres ou às cidades do norte, como Manchester e Liverpool.

O principal fator é que ambas são consideravelmente mais ensolaradas do que a maioria das cidades britânicas. E os invernos são menos rigorosos, com temperaturas mínimas de 3°C a 5°C – neve, portanto, é bastante raro nesses lugares. Portsmouth tem ainda um verão mais quente, que chega a 30°C porque é protegida pelas colinas de Portsdown.

Ambas são, também, cidades universitárias. A Plymouth University é a 22ª maior do Reino Unido, com mais de 25 mil estudantes, com a presença dos maiores programas de estudo de biologia marinha e engenharia em toda a Europa. Já a Portsmouth University tem 22 mil estudantes e sua principal força na área médica, em cursos como farmácia, odontologia e enfermagem.

O sufixo “mouth” que aparece em ambos os nomes diz respeito ao fato de que estão de frente para o mar, com grandes desembocaduras. Em Plymouth, trata-se do Rio Ply, que chega ao oceano. Já Portsmouth tem uma ampla baía portuária, local de grande beleza e que costuma encantar os estudantes que ali escolhem para uma temporada de intercâmbio – com direito a muitas opções de homestay (estadia em casa de famílias locais) ou residências estudantis.

Portsmouth e Plymouth também são únicas, cada uma a seu jeito.

portsmouthCuriosidades sobre Portsmouth

  • Localizada na zona portuária, a Spinnaker Tower é um dos prédios mais chamativos: alonga-se perfurando o horizonte a uma altura de 170 m. Inaugurada em 2005, a construção teve formato escolhido pelos próprios habitantes.
  • O porto de Portsmouth é a principal entrada de frutas do Reino Unido. Cerca de 70% das bananas de toda Grã-Bretanha, 100% das frutas cítricas marroquinas importadas e outras frutas chegam pela cidade. Espere encontrar boas opções para se alimentar.
  • A cidade é o local de nascimento de Charles Dickens, um dos autores mais importantes da literatura mundial. Criador do clássico “Moby Dick”, Dickens tem apenas uma estátua em toda a Grã-Bretanha. Ela está em Portsmouth.
    portsmouth2
  • Portsmouth também abriga aquele que é considerado o prédio mais mal assombrado do Reino Unido: Wymering Manor, que data do século XVI, embora suas estruturas já tenham sido usadas por reis ingleses desde 1042. Conta-se que é possível ouvir crianças chorando, passos na escada e até enxergar uma freira encarando a todos na janela, com sangue em suas mãos.
  • Portsmouth é casa do Portsmouth Football Club, um clube da elite do futebol inglês. Para quem gosta de esporte, vale a pena acompanhar uma partida da Premier League – o Campeonato Inglês – no estádio local, chamado Fratton Park.
  • Para quem gosta de histórias e temas marítimos, a cidade é o paraíso. Três de suas principais atrações são relacionadas ao tema. Há visitas ao HMS Warrior 1860 e o HMS Victory, navios de guerra da Marinha inglesa ainda preservados e abertos a visitação. O Victory foi o próprio navio do Almirante Nelson, que derrotou a esquadra franco-espanhola de Napoleão na batalha de Trafalgar, em 1805. A outra atração é o Mary Rose Museum, um museu construído dentro dos restos de um navio naufragado e parcialmente reconstruído.

plymouthCuriosidades sobre Plymouth

  • Naturalmente, Plymouth também é muito ligada ao meio naval. A cidade é a principal base atual da Marinha, e foi dali que o primeiro navio a chegar ao Novo Mundo, o Plymouth, levou peregrinos rumo aos Estados Unidos, em 1620.
  • Um dos prédios mais adoráveis da cidade, aliás, é um farol: a Smeaton’s Tower funcionou de 1759 a 1877 e hoje em dia pode ser visitada – os turistas têm a opção de subir 93 degraus até o topo para admirar a vista do mar e da cidade.
  • Plymouth foi alvo dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, uma herança que permanece na histórica Charles Church, igreja fundada no século XVII, bombardeada durante o confronto e que, até hoje, não tem teto.
    plymouth3
  • Entre os pontos turísticos mais procurados está a Royal Citadel, um forte militar desativado com belíssimas vistas. Além disso, vale a pena esperar revigorantes passeios pela Plymouth Sound – a região da Baía – e a Plymouth Hoe, com suas estruturas e construções. Há, ainda, o aquário marítimo mais profundo do Reino Unido, o National Marine Aquarium.
  • A cidade tem também uma das dez conexões de internet mais rápidas do Reino Unido e é cidade britânica que mais preservou o calçamento das ruas, de pedra. Possui, ainda, a Black Friars Destillery, a fábrica de gin mais antiga da Inglaterra.
[button link=”https://www.enjoyintercambio.com/orcamentos/” (target=”_blank”) (size=”medium”) (style=”outline”)]Gostou do que viu? Solicite seu orçamento[/button]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.