• Menu
  • Menu

Dicas sobre como preparar seu currículo para vagas internacionais

O sonho de muitos profissionais é alcançar uma oportunidade de aprimoramento no exterior. Neste cenário, a trajetória não costuma ser simples e o primeiro passo, passando pela elaboração do currículo, pode ser primordial para o sucesso. A preparação para se candidatar passa por qualificações e experiências anteriores e na hora de colocar tudo isso no papel muitas pessoas encontram dificuldades para ressaltar conquistas que poderiam chamar atenção de grandes empresas. A plataforma NaPratica.org reuniu algumas dicas e você pode aproveitá-las para dar um upgrade no seu arquivo.

Um dos pontos mais importantes na hora de fazer um currículo direcionado a vagas internacionais é saber que não basta traduzir o documento, é preciso adaptá-lo. Empregadores europeus, por exemplo, valorizam muito a formação acadêmica, por essa razão, essas informações devem estar em destaque. Já nos Estados Unidos, atividades extracurriculares e trabalhos voluntários são fatores importantíssimos, assim como cartas de recomendação.

Na hora de preparar o material em inglês, deve-se evitar usar o tradutor automático e procurar alguém especialista no idioma, se você não tem muito domínio da língua. Outra dica interessante com relação à linguagem é que a voz passiva não costuma ser muito utilizada em currículos, neste caso é indicado optar pelas frases de ordem direta.

Entre os dados pessoais, pode ser interessante incluir nacionalidade, assim como tipo de visto. Saber o que a empresa está procurando é também valioso, tendo em mãos informações que podem ajudar a adaptar seu currículo às necessidades do empregador.

Alguns fatores são comuns para currículos do mundo inteiro, como ser objetivo, não inventar dados e elucidar suas maiores conquistas e qualidades. Para conseguir inspiração vale a pena dar uma olhada em perfis no LinkedIn e seguindo essas dicas pode ser que o seu currículo fique mais próximo das mãos de seu futuro empregador.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.