• Menu
  • Menu

Como dormir no verão irlandês

A relação do irlandês com o clima e, principalmente, a temperatura é obviamente diferente da do brasileiro: são meses de pouco sol, quase sempre muita chuva e, algumas vezes, neve. Quando o verão chega, portanto, eles sofrem com aquilo que nós tiramos de letra. No momento em que a temperatura chega a ultrapassar os 25°C, nas semanas mais quentes do ano, o jornal Irish Independent deu dez dicas para dormir confortavelmente.

Chega a ser engraçado porque, neste momento, o país tem mínimas de por volta de 15°C, normalmente registradas à noite. É importante dizer que, por uma série de fatores, as temperaturas agem realmente de forma diferente sobre o corpo humano. Se em muitos lugares do Brasil 15°C fazem a população tirar os agasalhos do armário, na Irlanda eles se bronzeiam pelos parques, muitos sem camisa.

Eis as dicas:

  1. Escolha do material
    O jornal propõe tirar o algodão do edredom e manter apenas a capa do mesmo para se cobrir. Para quem quiser tentar ainda mais, vale enrolar lençóis com plásticos e colocá-los na geladeiras horas antes de dormir.
  2. Compressa de água fria
    É a compressa de água quente, uma garrafa d’água confortável que os irlandeses usam para esquentar a cama nos meses mais frios (ela ainda mantém a temperatura por muito tempo), mas com água gelada.
  3. Usar ventiladores
    Dica meio óbvia, mas eles não são comuns na Irlanda.
  4. Lençóis úmidos
    Umidificar levemente os lençóis antes de dormir, para manter o frescor. Para não correr o risco de ensopar o colchão, a sugestão é dormir sobre uma toalha úmida.
  5. Dormir pelado
    Mais uma vez, dica óbvia, mas muito incomum na Irlanda
  6. Dormir sozinho
    Dica difícil para os casais, mas eficiente: você reduz a temperatura da cama ao não dividi-la e reduz também a própria temperatura, podendo se esticar sobre o colchão
  7. Banho gelado
    Mais uma prática corriqueira no Brasil, mas improvável na Ilha Esmeralda. Banho frio antes de dormir para não suar.
  8. Use a tecnologia
    A reportagem recomenda o Chillow – um trocadilho das palavras “chill” e “pillow” -, um travesseiro que mantém a temperatura baixa colocando quatro copos d’água gelada, da torneira mesmo, em um recipiente interno.
  9. Controle a alimentação
    Evite comer carboidratos ou comidas escaldantes nas horas que precedem o sono. Dica sempre válida em qualquer que seja a situação.
  10. Desligue aparelhos eletrônicos
    Até o jornal reconhece que essa dica é um pouco exagerada, mas ao desligar aparelhos, você pode diminuir a temperatura local porque os mesmos não esquentarão enquanto trabalham.

Dá para acreditar? Para qualquer intercambista, dormir nesse verão não será diferente do que fazer o mesmo no outono brasileiro.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.