• Menu
  • Menu

Como dormir no avião?

Qualquer brasileiro que já tenha feito ou cogitado um intercâmbio já passou pelo mesmo drama: como suportar a longa viagem até a Irlanda, com potenciais voos de mais de dez horas até a primeira escala, seguindo rumo após horas em algum aeroporto europeu. Interessado na questão, o jornal The Independet consultou especialistas e apareceu com dez dicas para conseguir descansar minimamente durante a jornada.

  1. Escolha bem seu assento
    Dica óbvia, já que quem viaja de classe executiva ou primeira classe tem mais espaço e pode dormir confortavelmente. Para quem vai de classe econômica, a mais barata, a escolha é optar por pagar um pouco mais por um assento que tenha área ampliada para as pernas. Muitas companhias oferecem essa possibilidade.
  2. Escolha muito bem seu assento
    A tendência das pessoas é escolher os locais mais próximos das portas do avião, no começo, para facilitar o embarque e desembarque, mas, para quem quer descansar, essa pode ser uma opção ruim, já que o local é normalmente povoado por mães com criança de colo e fica bem no raio de ação dos comissários de bordo, sempre se movimentando com carrinhos, bandejas, produtos. O fundo do avião, assim, pode ser uma boa.
  3. Vista-se confortavelmente
    Roupas que não comprimam partes do corpo ajudam na sensação de conforto, já que não restringem a circulação sanguínea
  4. Escolha uma boa posição
    Essa dica vai causar incômodo em quem quer que se sente atrás de você, mas reclinar a cadeira o máximo possível diminui a pressão na lombar e tira o peso dos discos da coluna
  5. Aperte o cinto sobre suas roupas
    Essa é uma questão bem sensível para comissários de bordo, sempre a checar se passageiros estão com os cintos apertados em determinados momentos do voo. Coloque-os por cima da roupa, de forma bem visível, para evitar incômodos.
  6. Não converse
    Outra dica óbvia, mas enviar sinais aos seus companheiros de fileira indicando que não está afim de papo pode salvá-lo daquilo que, inglês, se chama “small talk”, tipo a conversa de elevador. Dá mais tranquilidade para tentar descansar.
  7. Não beba demais
    Trata-se de um erro comum: algumas pessoas acham que uma boa dose de álcool pode ajudar a “apagar” durante o voo, o que não é necessariamente verdade. O álcool vai dificultar o descanso, além de fazê-lo usar o banheiro mais vezes. Manter-se hidratado, por outro lado, é uma dica valiosa.
  8. Não assista TV
    Apesar de o catálogo de filmes e séries ser convidativo, assistir TV durante o voo vai impedi-lo de descansar. Uma boa dica é usar fones com sons que considere relaxante – melhor ainda se os fones bloquearem totalmente os sons externos, já que aviões podem ser muito barulhentos.
  9. Use um travesseiro
    Há centenas de modelos disponíveis no mercado, e nada impede de você carregar o seu próprio dentro do avião. Adote um deles e tente relaxar.
  10. Tome uma pílula
    Cuidado com essa opção. Remédios para ajudar a dormir podem ajudar se nenhuma dessas outras dicas for útil, mas tenha sempre cautela e consulte seu médico. Medicação como essa pode te deixar desorientado, impedir reação no momento de crise ou provocar problemas de memória durante o voo. Em caso extremo e com uso controlado, por ajudar, no entanto.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.