• Menu
  • Menu

Saiba mais sobre a certificação de proficiência em inglês

Muitos intercambistas que viajam ao exterior para aprender inglês possuem um objetivo bem específico em mente: se preparar para testes de proficiência. No universo acadêmico ou empresarial, muitas instituições requisitam ao candidato a comprovação no domínio da língua inglesa e é para isso que esses exames foram servem. Entre os mais conhecidos, estão o TOEIC, TOEFL, IELTS e Cambridge. Cada um com suas especificações e aplicações diferentes, os testes podem abrir portas e levar a oportunidades incríveis de aprendizado. Por essa razão, a plataforma estudarfora.org preparou uma lista com algumas informações sobre a aplicação e preparação para exames de proficiência.

Muitas pessoas pensam, por exemplo, que para realizar qualquer um desses exames é preciso estar matriculado em uma escola de inglês. O próprio aluno, contudo, pode procurar os centros de aplicação oficiais e realizar o exame por conta própria. Já a escolha do teste a ser realizado deve estar alinhada com o objetivo que o intercambista tem um mente. O teste TOEIC costuma ser aceito por empresas já os demais servem como comprovação de sua proficiência para ingresso em cursos de pós graduação, por exemplo. Os resultados de cada prova possuem uma validade, desta forma, é preciso estar atento para aproveitar a avaliação antes que a pontuação não tenha mais valor.

As provas de proficiência em inglês são desenvolvidas com base no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), um padrão internacional de habilidades. Uma forma interessante de se preparar é procurar provas antigas e tentar solucioná-las, assim como conhecer de cor e salteado todas as diretrizes da aplicação de cada teste.  Diferente do que muitos pensam, não é preciso saber o inglês americano e britânico para a realização das provas, por exemplo. Dominar a gramática e termos conceituais, por outro lado, é essencial. Com dedicação aos estudos e foco no objetivo final, não é difícil alcançar o patamar desejado e conseguir a validação para novas oportunidades no exterior.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.