• Menu
  • Menu

Censo 2016: população cresce, mas Irlanda sofre com emigração

Os resultados do Censo 2016 realizado pelo governo irlandês foram divulgados e apontam que, cinco anos após a última contagem, a população cresceu em 169 mil pessoas, passando a ser de 4.757.976, um aumento de 3,7%. O número de pessoas que deixa o país para tentar a vida em outros lugares pelos mais variados motivos, no entanto, continua impressionante.

Segundo os dados, o condado de Dublin e as cidades de Cork e Galway, ao lado dos condados de Meath, Kildare e Laois, apresentaram maior crescimento populacional no último período. Algumas áreas, no entanto, perderam população: os condados de Donegal, Mayo e Sligo.

Já no quesito emigração, os dados irlandeses continuam impressionantes, uma tendência histórica que barra o crescimento significativo da população local. Se ela aumentou em 169 mil pessoas, 28.558 deixaram o país nos últimos cinco anos, chegando a uma média de 15 pessoas por dia.

Os números tiveram baixa significativa se comparados com os cinco anos anteriores, quando 115.800 tomaram a mesma decisão de emigrar, em uma média de impressionantes 63 pessoas por dia.

Por fim, o senso ainda mostra que o número de casas ocupadas na ilha aumentou em 49 mil, um crescimento de 3%, menor, portanto, do que a taxa de alta da população, um dado sintomático em relação ao problema com acomodação que o país vive. A boa notícia é que o número de casas desocupadas diminuiu 13%. O problema é um dos principais focos do governo irlandês.

Outros dados do Censo 2016 na Irlanda ainda devem ser divulgados pelas autoridades.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.