• Menu
  • Menu

Por que as placas em Cork estão sendo vandalizadas?

Quem mora em Cork ou teve a chance de passar por lá nos últimos dias pode ter notado um curioso aspecto pelas ruas centrais: parte das placas está vandalizada, pintada de preto em algum trecho especifico. Por que isso vem acontecendo? Trata-se de um ato de protesto ligado à influência britânica sobre a República da Irlanda e ao passado conturbado na relação com sua ex-colonizadora.

Todas as placas vandalizadas contém nome de monarcas britânicos ou personalidades ligadas à coroa do Reino Unido. São esses nomes que terminam pintados, ação encabeçada pelo ativista político Diarmaid Ó Cadhla, também entusiasta da tradição gaélica e de sua linguagem, que hoje é ensinada em todas as escolas irlandesas, mas pouco falada no dia-a-dia.cork_pixação2

Por cerca de 700 anos, a Inglaterra se prestou a dominar e subjugar a Irlanda, em meio a guerras e insurreições ao longo dos séculos. Em 2016, irlandeses se reuniram para comemorar o centenário do Levante de Páscoa de 2016 (“Easter Rising”, como eles chamam), que marcou a insurreição que levou à Guerra de Independência e, mais tarde, à efetiva independência do Reino Unido.

É uma época de ânimos exaltados no relacionamento entre as partes, que nunca esteve tão bom, inclusive – especialmente no campo econômico. Em Cork, a campanha é para tirar o nome de figuras britânicas das ruas. A prefeitura já avisou que a nomeação das vias é um processo complexo e que não tem poder de influir. Se você estiver andando nos arredores da histórica Shandon Church, vai notar as pixações. Aproveite para visitar um dos prédios mais velhos da cidade, subir no mirante, enxergar Cork inteira e ainda tocar os sinos, uma tradição que atrai turistas de todas as partes do país.

cork_pixação

Fonte: Evening Echo

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.