• Menu
  • Menu

5 curiosidades sobre pubs irlandeses

O mundo todo reconhece no irlandês a grande tradição de frequentar pubs – em alguns casos, famílias têm ligações sentimentais por gerações. Esse é, então, um dos grandes atrativos para quem chega à ilha, uma experiência muito interessante sem dúvida. Mas você sabe quão importante pubs são para os irlandeses e até onde estão arraigados na cultura local? Veja algumas curiosidades:

1. Por lei, eles ficavam abertos 24h por dia
Trata-se de uma legislação identificada como estabelecida no Século VII, que dizia que cada rei local deveria ter à sua disposição seu próprio mestre cervejeiro. Este deveria ter um caldeirão à disposição para atender a monarquia ou viajantes. Para isso, seu estabelecimento – uma versão antiga dos pubs – deveria ficar localizado em alguma encruzilhada estratégica no reino. Entre outras regras, a lei ainda instava a ter sempre comida à disposição. Que contraste, se imaginarmos que a Irlanda hoje tem regras muito estritas sobre horário de funcionamento dos pubs.

2. Viajantes tinham direito a um pint grátis
No mesmo sentido do tópico anterior, uma lei obrigava pubs a fornecer um pint grátis como refresco para viajantes, a trabalho ou por diversão, que “viessem em boa fé”. Isso quer dizer que não adiantaria sair de casa apenas para beber de graça nos pubs pelo caminho. Para isso, havia uma exigência: só seriam servidos os que estivessem a 3 milhas (4,8 km) distante de seu local de residência – 5 milhas (8 km) no caso dos que moravam na capital Dublin. A bebida grátis poderia ser consumida a qualquer momento do dia. A lei foi revogada em 1943.

3. St. Patrick’s Day era um dia de abstinência
Pode acreditar: o dia em que o mundo todo vai a pubs irlandeses para tomar bastante cerveja era, na verdade, um dia em que o consumo de álcool era proibido na Irlanda. De acordo com o jornal Irish Times, a única possibilidade de consumir álcool em 17 de março era no Royal Dublin Dog Show. Há casos bizarros de pessoas que sequestraram cachorros para participar do evento e, assim, beber sua cerveja tranquilamente.

4. Por que alguns pubs têm nomes de família sobre suas portas
Mais uma vez, trata-se de um antigo requerimento legal, que obrigava os donos dos estabelecimentos a colocar seu nome de família sobre a porta. É um costume que permanece de maneira geral na Irlanda, mas tornou-se uma marca registrada dos pubs irlandeses espalhados pelo mundo todo.

5. Pubs armazenavam cadáveres
Uma lei de 1846 determinou que cadáveres fossem levados ao prédio público mais próximo do local de morte para serem guardados até que as providências cabíveis fossem tomadas. Como na época os pubs possuíam câmaras em que a temperatura era mais baixa, tornou-se comum alguns deles contarem com mesa para as autópsias, que eram feitas ali mesmo, entre barris de cerveja. O ambiente diminuía o tempo de decomposição.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.