• Menu
  • Menu

Saint Patrick’s Day pelo mundo

O Saint Patrick’s Day é tipicamente conhecido por ser uma festa tradicional da Irlanda. O que muitas pessoas não sabem, contudo, é que o dia é comemorado em diferentes locais pelo mundo, não apenas na Ilha Esmeralda. Por essa razão, a Enjoy preparou uma lista contando um pouquinho sobre as tradições do Saint Patrick’s Day em vários países. Se você não estiver na Irlanda, também pode beber sua Guinness e celebrar a data!

  • Estados Unidos: depois da Irlanda, é o país no qual a tradição do St. Patrick está mais presente. Em Chicago, o principal rio da cidade é colorido de verde. Em Nova York, o icônico Empire State Building recebe luzes esverdeadas e o desfile da cidade é conhecido por ser um dos mais grandiosos do mundo. Já a cidade de Boston, conhecida por ser a mais irlandesa dos Estados Unidos, celebra a data com o tradicional desfile que atrai milhares de espectadores todos os anos.
  • Austrália: entretenimento e música marcam um dos maiores desfiles de St. Patrick’s Day, em Sidney. Em anos anteriores, mais de 80 mil pessoas compareceram ao evento, fazendo desta uma das maiores celebrações do hemisfério sul e a única, fora da Irlanda, a ser organizada e financiada pelo governo irlandês.
  • Reino Unido: em Londres, ao final do desfile de St. Patrick os expectadores podem aproveitar diferentes atrações culturais para se sentirem um pouquinho mais perto da Irlanda, como música e dança irlandesa.
  • Bélgica: a comunidade irlandesa em Bruxelas tradicionalmente se transforma para as celebrações. Expectadores encantam-se com o desfile realizado anualmente e até mesmo a estátua mais famosa da região, Manneken Pis, se veste de acordo para a ocasião.
  • Nova Zelândia: a estrutura construída pelo homem mais alta do país, a Sky Tower, é iluminada de verde em Auckland. Além de prestigiar o desfile, moradores e turistas também aproveitam tradicionais música e dança irlandesas. Diversos pubs também festejam a data, com suas próprias tradições.
  • Japão: em Tóquio, o desfile é marcado por coloridas fantasias e bandas que ritmam a celebração. O primeiro evento aconteceu em 1992 e tornou-se um dos maiores, entre os diversos desfiles que acontecem no país anualmente.
  • Canadá: em Toronto, o desfile reúne personalidades tradicionais irlandesas, diferentes performances, bandas de marchinha e atletas.
  • Argentina: a cidade de Buenos Aires tem a quinta maior população irlandesa fora da Ilha Esmeralda e por essa razão a tradição de St. Patrick’s Day também está presente na América do Sul. O desfile não faz parte da programação, mas no dia 17 de março a cidade promove uma festa de rua com muita música, dança e opções de entretenimento.
  • Dubai: tradicionalmente desde a última década, a banda Boomtown Rats realizada sua performance de St. Patrick’s Day para a comunidade irlandesa no país. Segundo o vocalista da banda, nem mesmo a chuva costuma atrapalhar o ânimo dos expectadores.
  • Istambul: anualmente, um dos principais pubs da capital promove uma verdadeira festa irlandesa com muita dança, uma ampla seleção de bebidas e tradicional música irlandesa.

E no Brasil?

Apesar da data não ser muito tradicional no país, diversos pubs e instituições relacionadas à cultura inglesa festejam o St. Patrick’s Day. A data é marcada por trajes típicos, a presença de símbolos como o trevo e o costume de saborear cervejas tradicionais. Até mesmo a famosa Guinness, não tão conhecida no país, ganha o paladar de muitos brasileiros durante a festividade.

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.